VISUAREA: com você desde 2014  
 

CATEGORIAS

 

Como elaborar formulários em editores de texto rico

por João Taboada30/05/20210

Aqui no Brasil, milhões são os usuários de Windows e por tabela, milhões também são os usuários de softwares para edição de texto. Editores de texto rico têm uma importância muito grande para as empresas pois oferecem recursos de formatação que vão muito além da pura escrita do texto e, volta e meia, arquivos feitos nestes editores (MS Word, BrOffice, LibreOffice ou OpenOffice) necessitam de alguma elaboração visual maior. Compreende-se que editores de texto não são programas feitos para design mas a gente entende também que nem todo programa feito para determinada função se limita apenas àquela função. Word e LibreOffice, os editores de texto rico (Rich Text Format - RTF) mais conhecidos por nós, são muito utilizados para se criar documentos de diversos tipos como anotações, orçamentos, cartas, relatórios, ofícios, além de formulários - e até cartazes, capas e convites. 


Estes últimos, como é de se esperar, feitos em cima de uma noção de design meio rudimentar. Mas não há tanto problema que estes materiais sejam feitos em editores de texto. O problema reside no fato de que pessoas que costumam trabalhar com este tipo de software não são formadas em programação visual/design, portanto, não entendem da atividade e não são capazes de explorar nos programas todo o seu potencial, ainda que, como eu falei, editores de texto rico não tenham sido feitos para se criar leiautes.


Mas, pensando na boa vontade daqueles que elaboram seus documentos em DOC ou ODT e querem lhes dar uma "cara legal", resolvi organizar um conjunto de procedimentos que possa permitir ao leigo fazer uma composição visual mais sólida e mais profissional para seu leiaute e, mais especificamente falando, para um tipo particular de documento que é bastante requisitado pelas empresas (principalmente, as grandes) e que será o foco deste texto: o formulário


Atenção: este tutorial é destinado a quem já sabe alguma coisa de Word e LibreOffice. Não é o objetivo aqui ensinar como trabalhar nestes softwares mas criar formulários a partir deles. A diferença entre este texto e o artigo FORMULÁRIOS: o que são, tipos, formatação, diagramação é que este aqui é exclusivo sobre construção de formulários em editores de texto



1 - Pois bem: o primeiro passo é criar um novo documento. Para não perder nada, antes de fazer alguma coisa nele, salve-o logo com um nome bem específico tipo "Formulario-de-Teste-1".  


2 - Feito isso, o próximo passo é definir margens. Margens são importantes para se estabelecer o espaço útil do formulário e, ainda, conferir uma certa "elegância" a ele. Aconselho sempre margens entre 1 cm e 2,5 cm. Mantenha as mesmas margens para todos os lados. Margens maiores, como 2 cm, deixam o form mais elegante mas diminuem seu espaço útil. Se for necessário colocar muita informação, coloque margens de 1 cm para os 4 lados mas não menos que isso. Entenda que a pessoa tem que segurar o formulário com os dedos sem enconder o que está diagramado nele, portanto as margens não podem ser muito diminutas. 


3 - Em seguida dê um control+A no OpenOffice ou um control+T no Word para selecionar o espaço vazio da página do documento. Defina que sua fonte será Arial (normal, sem itálico e sem negrito), tamanho 10 (os tamanhos podem variar de corpo 8 até o 12 e não mais que isso). Por favor, não utilize fontes serifadas como Times New Roman ou Garamond. Estas fontes não dão um aspecto limpo ao form e fazem-no parecer mais obsoleto. Utilize fontes bastonadas (sans serif). Alinhe também o texto à esquerda (caso seja necessário refazer os alinhamentos no decorrer do documento, isso poderá ser feito à medida que o form for sendo construído). Tudo o que você for escrever agora vai estar nestes padrões. 


4 - Mas antes de começar a colocar os elementos no formulário é bom, também, definir cabeçalho e rodapé, isso porque nestes espaços, vamos colocar informações que se repetem nas outras páginas do documento (caso você queira que as informações de topo e rodapé se repitam quando este tiver mais de 1 página). Caso queira que as informações de topo fiquem só na primeira página, não defina cabeçalho na formatação da página.


5 - Mas via de regra, crie sempre uma tabela com uma linha e duas colunas no topo do formulário porque você vai colocar nela a marca gráfica (ou logomarca) de sua empresa do lado esquerdo e o título do formulário do lado direito. Deixe o lado maior (direito) para o título e defina o corpo da fonte para 14 pontos (e não esqueça de alinhar as células pelo centro vertical e centro horizontal, além de deixar as bordas desta tabela transparentes). 


6 - Para o rodapé você deve definir um tamanho de fonte menor, como corpo 8 (no mínimo 7). Aqui você vai colocar o endereço, informações de contato, código do form ou qualquer outra informação que pareça pertinente. De preferência, alinhe pelo centro e, se achar mais bonito, coloque uma linha divisória de meio ponto de largura acima deste texto do rodapé (esta linha ficará separando o conteúdo e este rodapé que se repetirá em todas as páginas). 


7 - Seu formulário não precisa ter todos os elementos envoltos por tabelas - pois isso é também uma opção estética. Quando posso, prefiro colocar informações fora das tabelas porque deixa o form mais limpo. Mas caso as informações precisem estar tabuladas, coloque tabelas e, de preferência, uma tabela para cada trecho do conteúdo. Isso porque fica mais fácil trabalhar com elas de forma independente. Para a largura das linhas, pode colocar 1 ponto e não mais grosso que isso. 


 8 - Caso os trechos de seu conteúdo (exemplo: várias tabelas de assuntos diferentes) tenham títulos, é interessante diferenciar os tamanhos de fonte. Para os títulos você pode colocar em corpo 12 (fora da tabela) e em caixa alta (maiúsculas). Para o resto do documento, corpo 10 e variando as caixas quando for necessário. 


9 - Tenha a certeza de como seu documento será reproduzido na impressão. Se for sempre em impressora colorida, pode colocar elementos coloridos. Caso seu documento, depois de impresso, tenha que ser xerocado, diagrame com todos os elementos todos em preto. As reproduções (impressões) ficarão mais perfeitas e sem problemas de leitura. 


10 - Seguindo os passos acima com atenção, você conseguirá criar formulários com aspecto mais profissional e padronizado sem precisar fazer nenhum curso de design. Evite, portanto, fazer criações ou repensar os padrões de seus forms, por enquanto, para evitar cometer algum tipo de erro sem ter consciência disso - e caso você ainda não se sinta à vontade para fazer suas próprias diagramações, contrate um desginer para essa tarefa. 


Caso tenha dúvidas em relação ao tutorial, pode postar na seção de comentários, aí embaixo, ou ainda, dar uma lida no artigo FORMULÁRIOS: o que são, tipos, formatação, diagramação

Tutorial sobre como criar formulários em editores de texto como Microsoft Word e LibreOffice

http://www.visuarea.com.br/tutoriais/como-elaborar-formularios-em-editores-de-texto-rico
Curtiu? Apoie-nos compartilhando nas redes sociais.

Palavras chave: fomatação diagramação formularios, formulario em word, formulario em broffice, formulario em openoffice, criar formulario em word



VEJA TAMBÉM
10/08/2021

Como nomear arquivos corretamente

Tutorial sobre como nomear da forma correta seus arquivos de computador




COMENTÁRIOS - Clique aqui e faça o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST.