Livro de fundamental importância para quem é da área de Design, seja de produto, gráfico ou web e, também, para profissionais de atividades afins como publicidade e arquitetura.
De visual extremamente limpo, abrange 125 princípios sobre usabilidade e percepção visual, com textos enxutos e ilustrações para melhor compreensão do tema abordado. São regras e informações que facilitam bastante o processo de desenvolvimento do trabalho do designer ou, ainda, a criação de uma percepção crítica em relação ao trabalho desenvolvido por outros profissionais.
Dentre alguns dos prícipios abordados estão:
• Affordance
• Alinhamento
• Consistência
• Desempenho x preferência
• Diagrama de Gutenberg
• Dissonância cognitiva
• Efeito estética x usabilidade
• Enquadramento
• Hierarquia
• Iteração
• Mnemônica
• Pirâmide invertida
• Proporção áurea
• Reconhecimento x lembrança
• Revelação progressiva
• Simetria
• Etc.
Enfim, uma mão na roda para quem já é profissional ou para quem pensa em se aventurar pela atividade de design ou áreas afins.
Livro essencial para quem faz Design. Aborda mais de 100 princípios que todo profissional da área deve conhecer. Bookman Editora, 2003. Reedição 2010.
Palavras chave: principios universais do design, principios de design, livro principios de design
PUBLICIDADE
Crie seu filme e participe também.