VISUAREA: com você desde 2014  
 

CATEGORIAS

 

Móvel Moderno no Brasil

por João Taboada28/04/2015

A autora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, professora titular da FAU-USP, analisa os contextos que levaram à modernização do mobiliário brasileiro e suas expressões mais representativas desde o início do século XX; na nova edição, a abordagem se estende à produção contemporânea


Publicado originalmente em 1995, o livro Móvel moderno no Brasil, de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, tornou-se referência da história do design de móveis, contribuindo ao processo de revalorização do móvel moderno brasileiro ocorrido ao longo das últimas duas décadas, elucidando sua trajetória e jogando luzes sobre seus tesouros perdidos. Há muitos anos esgotado, tornou-se uma preciosidade rara de ser encontrada para pesquisadores, designers e outros interessados por essa história tão expressiva para a construção da identidade criativa nacional.


Em 2015, quando são comemorados 20 anos de sua publicação, o livro ganha nova edição, pela Editora Olhares, revista e atualizada pela autora, bilíngue (português-inglês) e com novo projeto gráfico.


Fruto da dissertação de mestrado da autora, o livro conta como a modernidade brasileira alcançou a produção de móveis, com influências da Semana de 22 e das primeiras expressões da arquitetura moderna, gerando uma linguagem estética com características próprias para o mobiliário nacional que estava intimamente relacionada com o desejo de morar de uma forma nova, moderna.


“O livro aborda o design do mobiliário brasileiro numa perspectiva histórica, com ênfase no móvel moderno. Reconstrói seus traços essenciais e reúne documentação iconográfica significativa, considerando as origens e sucessivas transformações da configuração da casa brasileira, dos gostos, das tendências, grifes, materiais, processos produtivos e soluções técnico-construtivas empregadas na produção do móvel no país.” Maria Cecilia Loschiavo dos Santos


 


Sobre o livro Móvel Moderno no Brasil


A história do design do mobiliário brasileiro é apresentada no livro por eixos cronológicos e temáticos, que se combinam de modo variado, realçando o design, a identidade e a vitalidade do móvel no período analisado. O livro analisa obras pioneiras das décadas de 1920 e 1930, que ensaiavam os conceitos modernos no Brasil, como os móveis criados pelo escritor Mário de Andrade e pelo pintor Lasar Segall, além do arquiteto Gregori Warchavchik, autor das primeiras casas modernistas do Brasil, do multi-artista John Graz e da experiência inovadora da Cama Patente.


Os processos de consolidação da produção e sua difusão e disseminação são vistos a partir da contribuição de mestres como Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi, José Zanine Caldas, Branco & Preto e Jorge Zalszupin. O nacionalismo no móvel é outra vertente do conteúdo, com destaque para a obra de Sergio Rodrigues, além de nomes como Michel Arnoult e Geraldo de Barros. É ressaltada também a relação dos principais arquitetos do período – representantes do desenvolvimento da arquitetura moderna no país – com a produção de móveis, seja por encomenda ou por produção própria. São mostrados móveis desenhados por Rino Levi, Villanova Artigas, Oswaldo Bratke, Oscar Niemeyer, entre outros.


Percorrendo os caminhos de modernidade seguidos pelo móvel brasileiro após o auge da produção moderna, nos anos 1960, o livro tem capítulos que analisam a produção da geração que marcou os anos 1980 a 2000, com abordagens que transitaram entre a função e a transformação do móvel, incluindo nomes como os irmãos Campana e Carlos Motta, e também da nova geração contemporânea, para quem uma grande diversidade de possibilidades se apresenta, com destaque para o caráter especulativo de suas propostas.


O objetivo da edição bilingue é atender à curiosidade crescente do público internacional sobre o design brasileiro. O livro conta com um segundo prefácio do professor inglês Clive Edwards, que observa: “Histórias nacionais por vezes sofrem críticas em face de tendências da história mundial, que são vistas como sendo livres de limitações sócio-políticas. No entanto, como demonstrado por este trabalho, his- tórias nacionais de design podem servir como valiosas pautas para a análise tanto de países individuais como de questões internacionais comuns encontradas na história do design.”


A pesquisa que gerou o livro foi financiada por Fapesp e CNPq e incluiu entrevistas com os mais importantes nomes históricos da história do design de móveis no Brasil, muitos já falecidos. O projeto da segunda edição contou com apoio de diversas instituições e empresas relacionadas ao segmento, representando a união de esforços para gerar
 e preservar conteúdos sobre o tema. São elas: Arquivo Vivo, Artemobília, Capitânia, Ida – Feira de Design do Rio, Electrolux, Etel, Legado Arte, Made, MeMo, Museu da Casa Brasileira, Pé Palito, Teo e Thomas Hayes (Los Angeles).


Dados do livro


ISBN: 978-85-62114-45-8


Formato, 23x28cm


Número de páginas, 264


Versão português-inglês


Tiragem: 2.500 exemplares


Editora : Olhares


Preço de capa: R$ 90


 


Sobre a autora


Maria Cecilia Loschiavo dos Santos é filósofa e professora titular de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Estética pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante em diversos programas de pós-doutorado nas seguintes universidades: Universidade de Califórnia, Los Angeles; Escola de Política Pública e Pesquisa Social, 1995-96; Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997; Universidade Nihon, Toquio, Faculdade de Design e Artes, 1999; Centro Canadense de Arquitetura, Montreal, 2001; UCLA, Luskin School of Public Affairs, 2007-2008. Conferencista convidada no Bard Graduate Center, Nova York, 2011, na Universidade de Boras, 2013, e no Lacma – Los Angeles Country Museum of Art, 2014. É autora de diversos livros, entre eles Jorge Zalszupin – design moderno no Brasil, também pela Editora Olhares.


 


Sobre a Editora Olhares


Constituída em 2006, a Olhares se especializou na publicação de livros ilustrados de arte e história, arquitetura e design. Nesses segmentos, publicou livros como Jorge Zalszupin – design moderno no Brasil, Zanini de Zanine, Design brasileiro de móveis – cadeiras, poltronas e bancos, De Sergio para Adolpho e Inéditos: design arte, tendo recebido prêmios como o Jabuti e o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.


Resenha cortesia enviada por Vanessa Castelo - Editora Olhares

Obra de referência sobre o tema, livro \"Móvel Moderno no Brasil\" é reeditado após duas décadas pela Editora Olhares

http://www.visuarea.com.br/publicacoes/movel-moderno-no-brasil
Curtiu? Apoie-nos compartilhando nas redes sociais.

Palavras chave: movel moderno no brasil, movel brasil, movel moderno brasileiro, livro moveis



VEJA TAMBÉM
25/09/2017

Refatoração de CSS

Conheça técnicas e maneiras de aprimorar o seu CSS - Lançamento Novatec para webdesigners e programadores web.