VISUAREA: com você desde 2014  
 

CATEGORIAS

 

Viver de Design

por João Taboada08/09/2023

Viver de Design é o que muitos de nós profissionais desta área almejamos. Afinal, nada mais doce do que ganhar a vida fazendo aquilo que se gosta, não é mesmo? Pois, então: é exatamente isso o que nos propõe Gilberto Strunck (seu autor) neste livro. 


Não, este não é um lançamento. Na verdade, segundo Strunck, este material foi lançado pela primeira vez em 1999. A versão que eu adquiri - e que está sendo resenhada aqui - é a 6ª edição, de 2010. Mas antes que você me pergunte porque resenhar um livro que já tem mais de 20 anos, eu respondo: porque designers curtem mesmo é fazer seu trabalho (que é design). Questões administrativas, eu confesso (afinal, também sou designer) são bastante chatas. Quando aprendemos a mexer com essas coisas é por pura obrigação. Não é fácil para um profissional que estudou arte, design, fotografia, tipografia, a história dessas coisas e como ser inventivo a partir delas, lidar com cálculos, receitas e despesas, números, documentos, etc. Strunck procura, então, "domar" essa nossa rejeição nos ensinando uma parte de sua experiência de vida nesta área. 


Viver de Design é um livro que nos coloca dentro da difícil condição de sermos administradores de nós mesmos. Se você já é um profissional contratado e só enxerga sua vida laboral dessa forma, então, talvez, este não seja um livro para você. Mas para quem vive de fazer "frilas", é fundamental. 


Pois bem, este valioso (e bem ilustrado) guia dos designers autônomos nos ensina várias coisas como organizar currículo e portfólio, como se promover, como mensurar seu próprio trabalho, como fazer planilhas de ganhos e gastos e, ainda, a questão dos direitos autorais, contratos de trabalho com seu cliente, como contratar terceiros, etc.  É um livro bastante completo nesse sentido. Não conheço outra publicação brasileira que aborde esse assunto dessa forma. 


A ressalva que eu faço é em relação ao fato de algumas coisas, hoje, parecerem um pouco datadas, como a menção a "micreiros", que a meu ver não deixaram de existir, mas mudaram sua forma de atuação. Atualmente, existe uma infinidade de ferramentas online com "designs" já quase prontos e que auxiliam muito esses "aventureiros" a garantir seus rendimentos concorrendo com os profissionais estudados e formados em cursos qualificados. Não que seja impossível existir um bom profissional autodidata de design, mas não é o padrão. Enfim, estes aplicativos (como o Canva, por exemplo), hoje, ajudam até os próprios clientes a se virarem, mesmo com pouca noção de design, mas que se satisfazem com o que conseguem com estes apps. A época do "faça você mesmo" chegou com força. Não sei se já há uma nova versão deste livro, mas algumas coisas nele, de fato, precisariam ser atualizadas, afinal, muita coisa, de duas décadas para cá, já mudou bastante. 


E para finalizar, "Viver de Design" é um bom livro, sim. Caso você seja um designer que almeja ganhar a vida como freelancer, tendo controle sobre seus próprios horários, dias e finais de semana, este é, com certeza, um bom material para iluminar e guiar seus futuros passos. 
Se se interessar, sugiro que faça uma busca pela internet porque esta publicação ainda é vendida por vários marketplaces, tanto em versão usada como em versão "zero bala" (e, quem sabe, em uma versão mais atualizada que a que eu tenho). 

Boa leitura, boa sorte na carreira e grande abraço. 


 


Detalhes técnicos:


Título: Viver de Design
Autor: Gilberto Strunck
Dimensões: 14,2 cm x 21 cm
Páginas: 175
Edição original: 1999
Esta edição: 2010
Editora: 2AB


 


Capa


Autopromoção


Currículo


Contratação de terceiros

Já pensou que viver de design exige bem mais que fazer bem seu próprio trabalho?

http://www.visuarea.com.br/publicacoes/viver-de-design
Curtiu? Apoie-nos compartilhando nas redes sociais.

Palavras chave: viver de design, strunck



VEJA TAMBÉM
27/11/2017

CSS Grid Layout

Criando layouts CSS profissionais - Lançamento do Maujor para a Novatec