VISUAREA: com você desde 2014  
 

CATEGORIAS

 

Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de fotografia - mas que precisa saber para ter sucesso no seu mundo profissional

por João Taboada26/03/2016

Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de fotografia – mas que precisa saber para ter sucesso no seu mundo profissional, como sugere o tamanho de seu título, é um livro de conteúdo extenso e de grande utilidade, a despeito de suas dimensões reduzidas (12,7 x 18,7 cm). “Tudo aquilo...” tem pouco mais de 200 páginas e é focado no fotógrafo iniciante, mas pode ser utilizado, também, por pessoas que já estejam, há algum tempo, trabalhando na profissão. A publicação é uma compilação de informações, impressões e dicas, organizadas por tema, e que foram selecionadas a partir dos anos de experiência profissional de Demetrius Fordham, seu autor - alemão de nascença, mas que vive e trabalha nos Estados Unidos. Fordham foi assistente de fotografia de diversos profissionais antes de iniciar sua carreira de Fotógrafo e, sua cartela de clientes, hoje, inclui Sony, Philip Morris e Solaris Records (Alemanha), dentre outras empresas.
Para quem almeja iniciar-se na Fotografia, este livro funciona como um norte, como um manual de regras que têm como objetivo guiar o aspirante a fotógrafo a conseguir seus primeiros trabalhos, como se comportar no local da sessão de fotos, como se portar em relação a seus clientes e contratantes, como manter suas relações profissionais, como se divulgar, como organizar sua viagem fotográfica, como administrar suas finanças, etc. Como o título do livro diz, são ensinamentos que não são passados na escola de fotografia e, portanto, só seriam aprendidos no decorrer de sua vida profissional, às vezes, a duras penas.

O livro é dividido em 8 capítulos, sendo estes subdivididos em seções menores e tendo seus blocos de texto separados, por sua vez, por subtítulos. Os capítulos estão sequenciados na seguinte ordem:
1 – Trabalhar duro
2 – Assistente de fotografia
3 – Comece
4 – Como conseguir trabalho
5 – No trabalho
6 – Fotografia como negócio
7 – Fotografia na era digital
8 – Sobreviva no ramo

Cada um destes capítulos possui, conforme mencionado, textos basicamente divididos por seções, auxiliados em sua organização, por subtítulos e separatrizes com fotos relativas aos temas abordados, ora funcionando em caráter ilustrativo, ora contendo, exclusivamente, dicas de fotógrafos profissionais ou impressões do próprio autor sobre o assunto que está sendo tratado. Apesar de ser um livro que traz muitas informações técnicas relativas ao trabalho do assistente, do produtor e do fotógrafo, sua linguagem é bastante simples, e isso é uma das coisas legais de “Tudo aquilo...”, simplesmente porque o leitor não precisa ficar decorando dados técnicos, datas, nomes ou seja lá o que for. O texto prima por uma comunicação mais coloquial, como se o autor estivesse conversando diretamente com o leitor de uma forma descontraída, mas abordando assuntos sérios e privilegiando o conteúdo.

Como designer, achei ótima a diagramação. O livro no seu decorrer é bastante elegante, com leiaute limpo, bonito, que aproveita bem as áreas brancas (o que ajuda a dar um fôlego visual) e dinamiza a leitura alternando as páginas de conteúdo com fotos e separatrizes. Outra coisa legal de “Tudo aquilo...”  é que, mesmo sendo um livro de fotografia, onde poderíamos esperar páginas com fotos totalmente coloridas (em policromia), temos um leiaute resolvido em duotone, simplesmente utilizando-se a aplicação de preto e cyan em fundos, quando não totalmente brancos, chapados em alguma destas cores. Intervindo nos grandes espaços em branco da diagramação há também boxes de texto com dicas de fotógrafos profissionais e notas do autor - em letras menores - e, também, em algumas páginas, palavras-chave relativas ao assunto, em letras grandes, estilo all type, que enriquecem ainda mais a leitura. O final reserva uma seção com glossário, os dez mandamentos do fotógrafo, lista de sites úteis e índice das fotografias apresentadas no livro.


Minha única crítica fica para o tamanho da fonte dos textos de conteúdo, que, na minha opinião, são um pouco pequenas. Para pessoas da minha idade torna-se um pouco complicado ler em ambientes que não tenham uma ótima iluminação, mas eu entendo também que fontes maiores acarretariam em mais consumo de espaço, o que resultaria num livro com mais páginas e, portanto, mais caro.


Resumo

Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de fotografia – mas que precisa saber para ter sucesso no seu mundo profissional é uma publicação de excelente conteúdo e diagramação, indicada para pessoas que ainda não se estabeleceram no ofício da Fotografia, mas que querem economizar tempo aprendendo como administrar o estágio ou a carreira, otimizando, dessa forma, o difícil dia-a-dia da evolução profissional. Não é um livro destinado a ensinar a fotografar, porque isso você já aprende na escola. “Tudo aquilo...” lhe ensina o passo-a-passo estratégico para que você se torne um profissional de sucesso, portanto, para quem pretende levar a sério seu futuro como fotógrafo, não pode deixar de ter este amigão de papel na prateleira.



Detalhes técnicos:


Título: Tudo aquilo que você não aprendeu na escola de fotografia – mas que precisa saber para ter sucesso no seu mundo profissional
Título original: What They Didn’t Teach You in Photo School (Grã-Bretanha – Editora ILEX/Octopus Publishing Group Ltd.)
Autor: Demetrius Fordham
Impresso na China em papel fosco – AA 120 gr, com capa dura opaca
Dimensões: 12,7 x 18,7 cm (vertical)
Páginas: 208
Edição original: 2015 (Grã-Bretanha)
Esta edição: 2016
Editora: Editora G.Gili, Ltda
Onde encontrar: http://ggili.com.br/pt/tienda/productos/tudo-aquilo-que-voce-nao-aprendeu-na-escola-de-fotografia 



Confira abaixo algumas imagens do manual: 


Páginas de conteúdo e dicas, e "Os dez mandamentos" do fotógrafo


Separatriz introdutória do Capítulo 2 exemplo de conteúdo

Este é o nome do lançamento da Editora G.Gili para os iniciantes na área da Fotografia. Pequeno grande livro com ótima diagramação e conteúdo.

http://www.visuarea.com.br/publicacoes/tudo-aquilo-que-voce-nao-aprendeu-na-escola-de-fotografia-mas-que-precisa-saber-para-ter-sucesso-no-seu-mundo-profissional
Curtiu? Apoie-nos compartilhando nas redes sociais.

Palavras chave: tudo aquilo que voce nao aprendeu escola de fotografia, escola de fotografia, livro fotografia



VEJA TAMBÉM
08/09/2023

Viver de Design

Já pensou que viver de design exige bem mais que fazer bem seu próprio trabalho?