VISUAREA: com você desde 2014  
 

CATEGORIAS

 

Pensar com Tipos

por João Taboada13/05/2018

Pensar com Tipos é um livro escrito por Ellen Lupton, a mesma autora de Tipos na Tela, este também já resenhado aqui no VISUAREA. Pensar com Tipos, como escrito na capa, não é uma publicação sobre tipos, mas sobre como usá-los. E, de fato, com uma postura bastante pragmática, a designer e autora aborda o assunto Tipografia como se escrevesse um livro para leigos ou para pessoas que, como eu, ainda têm dúvidas sobre como se comportar em relação à composição visual com textos e tipos em situações diversas. Com essa visão prática, Lupton inicia falando sobre a história dos tipos para, pouco depois, entrar em detalhes sobre sua anatomia e suas particularidades como tamanho, escala, tracking, kerning, entrelinhamento, hierarquia, alinhamento, além de explicações sobre parágrafo, grid, colunas, tabelas, pontuação, etc.


Pensar com Tipos é um livro fisicamente quase quadrado, com design tradicional em duas colunas e fonte serifada, e cujo leiaute é constantemente “quebrado” pela diversidade de exemplos mostrados. Estes exemplos são retirados de publicações editoriais, de sinalizações, sites, letreiros, cartazes e fachadas criados por designers e artistas gráficos diversos em épocas variadas e que, por isso, segundo a autora, ajudam a mostrar melhor a variedade de possibilidades que podem surgir em trabalhos de lettering, design gráfico e editorial.


O Design como atividade de caráter subjetivo, nos sugere que casamentos de fontes com outros elementos numa composição gráfica se deve não apenas à coerência entre esses elementos e fontes mas, também, ao gosto pessoal. O que pode ser absurdo em uma situação, pode ser aceitável em outra. A visão do designer, portanto, será um fator mediador para que um leiaute possa ter não apenas um bom resultado estético, mas que possa ser acompanhado de uma boa funcionalidade.


Mas é certo que o conhecimento sobre regras ajuda muito para que evitemos erros óbvios de composição. Em vista disso, na grande quantidade de exemplos que apresenta na publicação, Ellen Lupton dá uma noção geral sobre cada assunto abordado, mostra maneiras corretas de se trabalhar e ainda expõe os chamados “crimes tipográficos” que são muitos e mais comuns do que se pode imaginar. A ideia é que utilizando-nos de regras e evitando o que aprendemos a entender como erro, possamos automatizar de maneira positiva nosso processo de criação.


Conclusão


Com mais de 200 páginas de informação, exemplos visuais e regrinhas, Pensar com Tipos é, ao mesmo tempo, um livro textual, recheado de explicações como, também, um material repleto de fotos, figuras e ilustrações que ajudam a entender melhor como pensar e se trabalhar com tipos numa composição. Um livro que me deu muito prazer de ler e resenhar e que com certeza será um ótimo guia para aqueles que se interessam por lettering, editoração eletrônica, webdesign e composição de leiaute.



D
etalhes técnicos:


Título: Pensar com Tipos – Guia para designers, escritores, editores e estudantes
Autor(a): Ellen Lupton
Título original: Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors & Students
Impresso na Espanha em papel couchet fosco 120 gr
Dimensões: 18 x 21,5 cm
Páginas: 224
Edição original: 2004
Esta edição: 2018
Editora: Editora G. Gili, Ltda
Onde encontrar: https://ggili.com.br/pensar-com-tipos-livro.html
Baixe um excerto: Pensar com Tipos em PDF 



Confira abaixo algumas imagens da publicação: 


Capítulo "Hierarquia"


Capítulos "Classificação" e "Versais e Versaletes"


Capítulos "História dos tipos" e "Anatomia"

Mais um publicação de Ellen Lupton sobre tipos. Lançamento Editora G. Gili Brasil.

http://www.visuarea.com.br/publicacoes/pensar-com-tipos
Curtiu? Apoie-nos compartilhando nas redes sociais.

Palavras chave: pensar com tipos, livros sobre tipos, livro tipografia



VEJA TAMBÉM
08/12/2014

Construindo sites com CSS e (X)HTML

Livro para desenvolvedores de internet, por Maurício Samy Silva, o Maujor.