"Meus Olhos Coloridos"

REALIZAÇÃO: 29/11/2017

Evento postado por: João Taboada
27 de novembro de 2017 | 44 hits  

Evento acontecerá no próximo dia 29 de novembro irá debater questões sobre identidade, auto-referência e auto-estima (Foto Juh Almeida)

 

 

 

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) lançou este ano, o projeto Novembro das Artes Negras, contemplando a produção artística negra nas diversas linguagens. Dentro da programação deste projeto, acontecerá no próximo dia 29 de novembro em duas etapas (manhã/tarde), a partir das 10h, na sede da Funceb, no Pelourinho, a oficina: “Meus Olhos Coloridos”, sob a coordenação da artista plástica, grafiteira e autodidata, Annie Ganzala. A ação tem como objetivo central, a contação de histórias, o debate sobre identidade, auto-referência e auto-estima, através da arte.

 

O título da Oficina além de ser inspirado no hit da cantora Sandra de Sá, “Olhos Coloridos”, também tem o sentido de que: “ é através dos nossos olhos que podemos nos expressar melhor como artista, captando cores, formas de sentir o mundo, nossos olhos são também o espelho de nossa alma”, avalia Annie.

 

As vagas da Oficina serão abertas a qualquer pessoa, com limite para até 30 participantes. Na primeira etapa da oficina de 10h às 12h, acontecerá a ação: Auto- Retrato Livre.

 

Auto Retrato Livre X Auto Retrato Dirigido

 

Nesta etapa, cada participante desenha de forma livre o seu rosto. Na segunda etapa, os participantes farão um Auto Retrato Dirigido, onde desenharão tipos de rostos negros, gordo, magro, masculino, feminino em sua diversidade de traços e tons de cor marrom.

 

A proposta é que depois das pinturas, as facilitadoras da Oficina analisem através do desenho, como os participantes se vêem refletidos, através da cor, sexo, classe social, medos e superações.  Ao final,  Annie Ganzala e a bióloga,  Sheu Nascimento propõem uma reflexão sobre a construção desse corpo, características, tendo como foco opressões da raça, gênero e sexualidade, etc.

 

 

Mural da Consciência Negra

 

“Cada um que participar terá noções das técnicas de Grafite  para a construção de um grande mural voltado para o tema da Consciência Negra, criado pelas oficinas de auto-retrato, a ser doado para a Funceb”, revela Annie.  Além disso, está programada uma mostra de Aquarela, criação da artista, retratando temas afins como: feminilidade negra, religião de matriz africana, afetos entre corpos negros, dentre outros.

 

Campanha, “Preciso de Olhos para ser artista”

 

Nas redes sociais, Annie Ganzala que atualmente vem lutando contra a doença do Glaucoma e cerotocone, já perdeu grande parte da visão do olho esquerdo e atingiu também o direito acionou a campanha para ajuda no tratamento: Acesse o site e contribua: “Preciso de olhos para ser artista”.  Através das doações de mais de 100 pessoas oriundas do Brasil e Exterior, entre amigos e anônimos foi alcançada a margem dos R$ 9 mil reais. Este valor irá possibilitar a artista soteropolitana a se submeter a uma cirurgia ocular de risco para recuperação da visão perdida. “Estou muito feliz com isso”, confessa Annie.

 

 

Serviço

 

O quê: Oficina Meus Olhos Coloridos, com Annie Ganzala e as facilitadoras Andressa Monique e Ananda

Onde: Sede da FUNCEB, Rua do Saldanha, 14, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador

Quando: 29/11/2017, das 10h às 17h

Quanto: Grátis, c/ limite de 30 participantes

Fonte: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/