VISUAREA: com você desde 2014  
 

CATEGORIAS

 

Padronizações corretas de informações obrigatórias

por João Taboada04/12/20143

A correta comunicação dentro de nossa língua só pode ser estabelecida se seguimos certos padrões. A despeito de que determinados profissionais da comunicação (como designers) não são muito afeitos a seguirem padrões é importante conhecê-los para ter uma noção do que pode ser pertinente, em certas situações, burlar (sim, informações já padronizadas podem ser trabalhadas de uma forma mais livre em situações particulares). A quebra de regras, inclusive, faz parte do trabalho do Designer. O Designer (também conhecido como Criativo) tem justamente a "responsabilidade" de buscar - ou, pelo menos, tentar - novas soluções para problemas conhecidos. Mas é importante saber, ou, no mínimo, ter uma noção do momento correto de se quebrar regras para que a comunicação do material seja bem interpretada pelo público destino.

Como exemplo, se a gente considera fazer um cartaz para um show de uma banda de Rock, devemos ter a noção que a idade cronológica e a bagagem cultural deste tipo de público é diferente para o público de um show de música romântica. Portanto, a maneira como as informações serão colocadas, tanto em termos de diagramação, como no que diz respeito à escrita, provavelmente deverá ser diferente para estes dois tipos de público receptor.

De qualquer forma, independentemente da liberdade que cada um se dá para compor seu material gráfico é importante conhecer as formas de escrita estabelecidas como corretas. Pelo menos, dentro de um ponto de vista mais acadêmico, se o profissional escreve dentro das regras ele nunca está errando, ou seja, estará sempre se comunicando de uma forma inteligível para a maioria e que não comprometa a credibilidade do seu material. Considerando que, de uma maneira geral, o Designer trabalha com imagens e texto, estas são, então, duas coisas de igual importância para a comunicação visual de seu produto. É de se supor, portanto, que o programador visual deva se sentir responsável pela correção das informações com as quais ele esteja trabalhando, afinal, não há design que salve um trabalho com texto problemático. E, se o Designer prima pelo uso de uma apresentação gráfica coerente com o material trabalhado deveria primar também pela escrita correta relacionada à sua própria língua.

Abaixo, seguem alguns exemplos de informações de presença frequente, e, às vezes, obrigatória, em diversos tipos de documentos e materiais gráficos como folders, cartazes, cronogramas de eventos, embalagens, busdoors, cartões de visita, sites, cards de redes sociais, etc., e suas maneiras de escrita entendidas como corretas, tanto pela gramática oficial como pelo costume do uso.



ENDEREÇOS

Segundo o site dos correios, devemos obedecer a uma ordem de elementos já determinada, como a que é mostrada abaixo:

Tipo de logradouro, Nome do logradouro, Número, Complemento
Nome do Bairro
CEP. Nome da localidade (Cidade/Município)/UF

Esta, porém, é uma estrutura mais verticalizada, para se colocar em correspondências, mas não é ideal para documentos tipo papelaria empresarial, folders e anúncios de varejo que precisam de uma formatação mais horizontal, como nos exemplos abaixo. Para estes casos o padrão mais comum utilizado em documentos é com os elementos separados por "," (vírgula) até o nome do bairro. Antes do nome do bairro, sempre colocamos "-" (hífen), e logo após o nome do bairro, colocamos "." (ponto). Em seguida, entra o CEP (em negrito, segundo recomendação dos Correios). Logo após, Cidade e UF (aparentemente, não tem padrão de separador para estas duas informações, podendo ser "-" (hífen) ou "/" (barra). Confira no exemplo fictício abaixo:

Avenida Alameda das Travessas, nº 111, Edifício Bosque do Cerrado, apartamento 2222 - Bairro dos Barris. CEP: 40000-000. Salvador - Bahia.
ou
Av. Alameda das Travessas, 111, Edif. Bosque do Cerrado, ap. 2222 - Bairro dos Barris. CEP: 40000-000. Salvador/Bahia. 

Obs.: nunca separar todos os elementos apenas por vírgula.


CEP - Código de Endereçamento Postal - Criado pela EBCT em 1971
Para este, existe apenas uma forma de escrever e que está determinada no site dos Correios:
sem ponto e com hífen separador antes dos três últimos algarismos.
40060-100 (correto) e nunca 40.060-100 (parece bobagem mas esse erro é muito comum).



TELEFONE

Telefone é uma informação tratada com muito descompromisso por designers. Aparentemente, cada profissional escreve de uma forma diferente e esta varia de acordo com a vontade ou o momento. As formas de escrita mais comuns: com hífen, com ponto, com espaço ou sem nenhum sinal auxiliar.
Ex.: 9999-1234, 9999 - 1234, 9999.1234, 9999 1234, 99991234.


Com hífen como separador
• Número de contato, com 8 a 9 algarismos (0000-0000)
• SAC, com 10 algarismos (0800-000-000)
Com espaço ou ponto como separador
• Número de contato, com 8 a 9 algarismos (0000.0000)
• SAC, com 10 algarismos (0800 000 000)

Dê preferência à forma que possui hífen como separador: 9999-1234. Esta, inclusive, é a mais encontrada em materiais gráficos.
Para serviços gratuitos como SAC, apenas espaços: 0800 000 000.
Para DDD, aparentemente, não existe padrão: 71 00000-0000 ou (71) 00000-0000


É bom lembrar que, números são coisas complicadas de se ler. Palavras remetem à ideia de algo mais concreto/orgânico. Números fazem referência a quantidades. Ler uma palavra como "anticonstitucionalissimamente" não é tão complicado, mas ler um número com esta mesma quantidade de caracteres e sem nenhum tipo de separador é uma tarefa difícil, tanto para ler como para decorar. Números de telefone, hoje têm três, cinco, oito e até dez algarismos. Isto para não falar do DDD. Considere, portanto, sempre separar o primeiro número (9) dos subsequentes, como no exemplo abaixo: 
9 9999-9999 ou 71 9 9999-9999


O ideal seria que usássemos apenas um padrão de separador para números de telefone, assim, quando o escrevêssemos, o entenderíamos de imediato como um número de telefone e não como outra coisa qualquer. Não faz muito sentido, desta forma, ficar inovando na sua grafia. 


Outro detalhe é o fato de que, em um mesmo documento ou material gráfico, podemos encontrar números de estabelecimentos, telefone, horas, datas, valores e diversos outros. Cada um, com sua maneira própria de escrita (e que deveria ser preservada). Ser inovador, nesse caso, criando novas grafias para estes elementos, só gera confusão.



DATAS

Datas podem ser escritas de três maneiras:
• 2/3/2014 - "/" como separador (padrão mais utilizado)
• 2-3-2014 - "-" como separador
• 2.3.2014 - "." como separador
Em documentos mais formais, é possível escrevê-la por extenso: 2 de março de 2014 (ou dois de março de dois mil e catorze).
A escrita do ano não deve ter ponto separador (2.014 - errado, 2014 - correto) e pode ter apenas dois algarismos (02/03/14).
O primeiro dia do mês deve ser escrito sempre desta forma: 1º/3/2014 e não 1/3/2014.
Por uma questão estética, o "0" (zero) pode antever a escrita do dia ou do mês. Então, ao invés de 2/3/2014 pode ser 02/03/2014 (forma, inclusive, recomendada para preenchimento de formulários. Mesmo com a implicância dos professores de português, essa maneira já está padronizada e não se consiste num erro). 



HORAS

Horas podem ser escritas de duas maneiras: com abreviação ou por extenso. Ex.:
• 9h, 10h, 11h30, 11h30min ou
• 9 horas, 10 horas, 11 horas e 30 minutos.
Em documentos, horas abreviadas dizem respeito a horários e horas por extenso dizem respeito a duração (mas podem ser utilizadas também em documentos formais). Ex.:
"Iniciou-se às 9h um curso com duração de duas horas".
Para cronogramas de eventos (e também passagens e agendas) o correto é se utilizar os valores com o ":" (dois pontos) como separador, por uma questão de facilidade de compreensão e também por estética:
08:00 - Abertura do evento
09:20 - Palestra 1
10:35 - Palestra 2
...
Evite utilizar: H, Hs, hs, hrs. Apenas "h" já é suficiente.



ABREVIATURAS

Abreviaturas são palavras que precisam ser reinterpretadas para serem entendidas. O correto, portanto, seria, sempre que possível, evitá-las. Ninguém é obrigado a saber que "dag" significa decagrama e que "fs." quer dizer fac-símile, sendo assim, ninguém é obrigado a saber as abreviaturas que você sabe. A despeito disto, elas são bem vindas em determinados casos, pelo fato de já terem seu significado conhecido (quando têm) e também por delegarem o nível de importância (durante a leitura) à palavra maior (não abreviada). Listo aqui, algumas que são mais utilizadas em materiais de Design.

abrev. = abreviatura
Al. = Alameda
Av. = avenida
B = Beco
B. = Bairro
CEP = Código de Endereçamento Postal
Cia. = companhia
cm = centímetro(s)
Dr. = doutor / Dra. = doutora / Drs. = doutores / Dras. = doutoras
ed. = edição
ed., edif. = edifício
etc. = et cetera, e outras coisas, e os outros, e assim por diante
ex. = exemplar(es), exemplo(s)
h = hora(s)
kg = quilograma(s)
km = quilômetro(s)
l = litro(s)
L. = Largo
Lad. = Ladeira
m. = mês, meses
m = metro(s)
m ou min = minuto(s)
mg = miligrama(s)
mm = milímetro(s)
num. = numeral
núm., n° = número
pág., págs. = página(s)
pt = ponto
R. = Rua
s. = segundo (horário)
S.A. = Sociedade Anônima
Sr. = senhor / Sra. ou Sra.= senhora / Sras. ou Srta = senhoras / Srs. = senhores
T., Trav. = Travessa
Tel. = telefone, telegrama
v. = verbo, você
V.Sa. = Vossa Senhoria / V.Sas. = Vossa Senhorias



VALORES FINANCEIROS

Valores financeiros seguem regras simples. Ex.:
escrever os números em algarismo e não por extenso: R$ 2 e não dois reais, R$ 1.000 e não mil reais.
Números acima de mil são grafados com algarismos e palavras: R$ 3 mil, R$ 10,5 mil, R$ 1 milhão (e não R$ 1 milhão de reais).
Para valores inexatos escrevemos por extenso: "quase um milhão de reais" e não "quase R$ 1 milhão".
Valores muito grandes podem ser abreviados em determinadas situações como, títulos, legendas, tabelas, chamadas, etc: "Ele ganhou R$ 10 mi na loteria".
Notar que, entre o símbolo "R$" e o valor existe sempre um espaço: R$ 3 e não R$3. 



NÚMEROS EM GERAL

Um número é indicativo de algum tipo de quantidade. Ele tem essa função, portanto, normalmente, não precisa ser adornado. Então, sempre que for escrever dentro de um texto dissertativo/descritivo evite o zero antes. 
Exemplo:
ao invés de escrever "Ontem fui ao cinema 02 vezes" basta escrever "Ontem fui ao cinema 2 vezes". Ou, para quantidades menores do que 10, dê preferência à escrita por extenso: "Ontem fui ao cinema duas vezes". 
Obs.: para formatação de datas e horas, considere as padronizações lá de cima (mantendo o zero sempre que achar conveniente. Ex.: 04/04/2014). 



Por mais que pareça uma coisa determinista, seguir padrões ajuda muito na compreensão das informações. Como uma tomada elétrica que deve sempre encaixar quando plugada, nossa comunicação deve sempre ser interpretada corretamente, e isso só é possível quando as informações passadas são recebidas por alguém que as entenda da mesma forma que quem enviou. Se eu escrevo "você", "voçê" ou "vossê", a pronúncia e o significado serão exatamente os mesmos, porém, você me dirá que as duas últimas formas estão incorretas. Da mesma forma, se eu escrevo "seção", "sessão" ou "secção", eu preciso saber quando utilizar estas palavras, pois, apesar de serem quase homófonas, seus significados (e também sua escrita) são diferentes. Então, antes de pensarmos em inovar criando novas grafias que apenas nós temos certeza de entender, podemos deixar nossa criatividade para as partes do nosso leiaute onde ela seja realmente necessária e escrevermos dentro de um padrão onde todos compreendam e que evite confusão (a menos que você tenha uma boa razão para burlar isso). Não limite sua criatividade, apenas a direcione para o lugar correto. 


 


Sobre Endereços:
Guia técnico de endereçamento de correspondências (Correios - Maio/2021)

Sobre Datas:
Grafia de datas e horas

Sobre Horas:
Horas - Mundo Educação
Horas - Escola Kids

Sobre Abreviaturas:
Abreviaturas - Só Português


 
Note que os padrões apresentados aqui são baseados em pesquisas e também em observação. Isto porque, para alguns assuntos é difícil encontrar material de estudo, então, algumas conclusões são baseadas em leitura e observação e em diversos tipos de fontes: livros, revistas, cartazes, placas, folders, anúncios, etc. Caso ache pertinente discordar, sinta-se à vontade para fazer seus comentários na seção logo abaixo. 


Artigo atualizado em 17/04/2022. 

Artigo técnico abordando a importância do uso de padronizações de escrita em documentos e materiais gráficos.

http://www.visuarea.com.br/artigos/padronizacoes-corretas-de-informacoes-obrigatorias
Curtiu? Apoie-nos compartilhando nas redes sociais.

Palavras chave: padronizacao cep, padronizacao enderecos, padronizacao telefone, padronizacao datas, padronizacao abreviaturas, padronizacao valor financeiro



VEJA TAMBÉM
20/10/2014

FORMULÁRIOS: o que são, tipos, formatação, diagramação

Artigo técnico abordando aspectos da formatação de formulários impressos.




COMENTÁRIOS - Clique aqui e faça o seu
Novo comentário
Nome

E-mail (não será mostrado, mas será necessário para você confirmar seu comentário)

Comentário (de 1000 caracteres)
Nota: antes de enviar, certifique-se de que seu comentário não possui ofensas, erros de ortografia ou digitação, pois estará sujeito a avaliação e, também, não poderá ser corrigido.
1 | 25/02/2022 |  Eduardo Paz
Voce está equivocado quanto ao endereçamento correto.
Segundo a norma dos Correios, a ordem certa é que a última linha contenha é o número do CEP (jamais escreva CEP antes) seguido da cidade e estado.
Sr. José da Silva
Rua da Figueira, 21
13670-895 Santa Sofia RS
1 | 17/04/2022 |  João Taboada
Você está certo. O correto é que o CEP venha antes da cidade e do estado. O manual de padronização dos Correios de maio de 2021, inclusive, deixa isso claro. O que gera confusão, porém, é o fato de que, como definido nesse mesmo documento dos Correios, a recomendação é que num envelope escrito à mão, o CEP venha embaixo, destacado, como sempre foi utilizado há muitos anos. A ideia do posicionamento do CEP acaba ficando meio dúbia por causa disso. Mas no novo padrão de envelope dos Correios, o CEP já fica colocado no lugar certo.
De qualquer forma, o texto já foi todo revisado.
Grande abraço.

2 | 29/07/2015 |  Josias Almeida Jr.
Excelente.